sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como é uma sessão de coaching?

Por TAYNARA MAGAROTTO

Além dos coach como preparadores de atores, há também os lifecoach, carriercoach, businesscoach. Esses profissionais também ajudam os famosos a alcançar sucesso, organização e facilidade em lidar com diversas atividades, inclusive com a fama.

Lucimar Oliveira fez parte do processo de “preparação” de Fernando Scherer, o Xuxa, para entrar na “A Fazenda 2”. “Ele conseguiu se manter bem no jogo, equilibrado, aguentou a saudade da família e até encontrou o amor da sua vida”, comentou Lucimar.

Bem diferente da interação que um preparador de elenco tem com a personalidade, o coach tem, basicamente, uma conversa com o cliente. O Famosidades fez uma sessão de coaching e viu como é que funciona a tal conversa valiosa para as celebridades.
Cada sessão dura em média de 30 a 40 minutos, sendo que cada cliente precisa de 10 a 15 sessões. Primeiro, o profissional pergunta qual o objetivo do cliente, o porquê ele procurou o coaching. Sentados um de frente para o outro, em um papo descontraído - mas completamente objetivo, o coach e o coachee (pessoa que procura o trabalho do preparador) trocam ideias baseadas em perguntas que exploram o personagem nos mínimos detalhes.

“Você vê que eu não afirmo nada,né?! Só faço perguntas, porque o cliente que deve achar as suas respostas e achar o que precisa. Pergunto tudo nos mínimos detalhes, bem pontual, porque tudo deve ser muito bem definido”, contou Lucimar. Além disso, o cliente deve “imaginar a cena na qual conquista seu principal objetivo”. “No coach, a gente coloca a pessoa bem pé no chão. Ela precisa conhecer o que significa as coisas pra ela”, disse.

Para Lucimar, o comprometimento, a vontade e a determinação tem de ser 100%: “Você tem que saber que o que vai te levar ao sucesso é a ação. Tem que sair da zona de conforto!”. E Lucimar tem uma meta: “Eu não paro de perguntar até escutar a palavrinha mágica: felicidade”.

E essa meta da coach teve grande importância na passagem de Xuxa no reality show da Rede Record. Para Fernando Scherer, o coaching teve benefícios permanentes: "O coaching tem importância sempre em tudo que você fará na vida. Em 'A Fazenda', a minha permanência foi o tempo necessário para conseguir alcançar meu objetivo, e ainda ganhei uma esposa maravilhosa. O coaching serve pro nosso dia a dia, ajudando a nos colocar no rumo certo".

Estrategicamente em busca dos R$ 1 milhão, prêmio da atração ao vencedor, Xuxa também usou do coaching: "Ao entrar em um lugar desconhecido o melhor foi me conhecer, buscar prioridades do que realmente eu buscava ao entrar em um reality. Quando você tem suas metas definidas fica mais fácil a permanência em qualquer ambiente".

Fonte: Famosidades, 14/5/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário