sexta-feira, 19 de agosto de 2011

QUEM É O LÍDER DO FUTURO?

No Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos, qualquer consulta que se faça às últimas tendências de modelos de gerenciamento, Recursos Humanos ou Psicologia Social apontará que o líder do futuro - e em última análise todo executivo do futuro - é aquele que conseguir desenvolver habilidade para comunicação. Com isso tende a desaparecer o conceito do antigo "chefe", quemanda, fiscaliza e cobra, para ceder lugar a um profissional que gerencia pessoas com a noção exata de que elas diferem umas das outras e de que atuam às vezes em espaços geográficos muito distantes, embora na mesma empresa. A habilidade mencionada não é a comunicação apenas no sentido estrito de saber emitir uma mensagem, mas o domínio de todo o processo que envolve o relacionamento interpessoal.


Na Alcan do Brasil, por exemplo, a gerente de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal Mariângela Schoenacker se reporta a dois presidentes no Brasil.


O compartilhamento do processo decisório, as fusões, os times de projetos e as organizações matriciais, exige que as pessoas tenham uma nova responsabilidade em relação ao processo de comunicação. "Precisamos estar nos comunicando em todas as direções, tanto na hierarquia - para cima, para baixo, para os lados - quanto no mercado, com os clientes, fornecedores etc., sabendo quem é o nosso interlocutor, e qual a melhor maneira de estabelecer uma comunicação".


Mariângela, como a maioria dos especialistas em desenvolvimento de pessoal da atualidade, é partidária do "coaching" e estimula esta postura na Alcan do Brasil. "O líder do futuro é o executivo com habilidade para entender as necessidades dos subordinados e que os ajuda a desenvolver seus talentos. O executivo que consegue fazer com que seu pessoal se aperfeiçoe está fazendocom que a empresa inteira se desenvolva, está ajudando os funcionários e está também ajudando a sua própria carreira."

Em resumo, acabou a época em que o chefe era infalível e não podia mostrar fraqueza aos subordinados. Bem ao contrário, o líder do futuro é visto como uma pessoa com mais experiência e mais conhecimento, mas que precisa de conselhos e de compreensão também. O líder do futuro é o chefe que sabe tomar decisões com presteza, adequação e senso de justiça.
O líder do futuro é aquele que ouve os seus pares e os considera ao mesmo tempo seus concorrentes, clientes e fornecedores.

Fonte: QUEM É O LÍDER DO FUTURO? – Mercado - Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário