sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Para atingir metas, contrate um Coach.

Profissão importada do esporte, o coach, ou treinador, é o especialista em acompanhar desempenhos e direcioná-los a objetivos específicos.


Quer emagrecer, aumentar suas vendas, melhorar o relacionamento com os colegas, desenvolver capacidade de liderança...? Há um profissional especializado em ajudar você a conquistar metas, sejam elas pessoais ou profissionais. O coach (treinador, em inglês) é aquela figura dos filmes norte-americanos que orienta o atleta, comanda os seus exercícios, identifica seus pontos fracos e traça estratégias para conquistar medalhas e troféus. Foi uma questão de tempo para as pessoas adotarem o coach visando objetivos longe do esporte e para as empresas perceberem que ali estava uma ferramenta poderosa para atingir metas e solucionar problemas. Assim nasceu o business coaching.


O processo do coaching de negócios é simples e similar ao que acontece no mundo dos esportes. Para começar, o coach faz uma primeira reunião com o cliente, chamado de “coachee”. “Esse encontro é mais demorado, é nele que são identificados os objetivos, traçadas as metas e estabelecidos os indicadores de sucesso”, explica a coach Fernanda Mendonça, da UP9 Desenvolvimento Humano. Segundo a profissional, os critérios de avaliação de sucesso têm que ser claros e objetivos. Se a meta é melhorar o relacionamento com os colegas, um questionário a ser respondido por eles pode dar esse retorno (feedback). Caso o coachee esteja almejando aumentar sua produtividade, um bom meio de aferir resultados seriam relatórios do tipo “antes, durante e depois”. “O importante é que se saiba claramente se os objetivos estão sendo atingidos”, afirma Fernanda.


Para que o programa dê certo, é necessária uma sintonia entre coach e coachee, que vão se encontrar e se comunicar periodicamente. “Se o cliente não se adapta ou se o coach percebe que as coisas não estão caminhando, qualquer uma das partes pode pedir para parar o processo ou substituir o coach”, conta Fernanda, ressaltando que a troca do treinador é uma prática comum e não tem a ver com a competência do coach ou com as capacidades do couchee, “na maioria das vezes é uma questão de empatia, mesmo”. Não é para menos, faz parte do treinamento a confidencialidade e ninguém se abre com alguém em quem não confia ou com quem não têm afinidade. Esse sigilo é útil, segundo a profissional, especialmente aos altos executivos que não têm com quem partilhar decisões delicadas e acabam se sentindo solitários, o que aumenta o estresse da profissão. Por outro lado, esse caráter sigiloso faz muita gente confundir coaching com um processo psicoterapêutico. Fernanda esclarece, “o coach não é psicoterapeuta, não é conselheiro, nem mentor. É um profissional que aplica ferramentas específicas para atingir determinadas metas”.


O coach Cleudo Lopes, que atua como autônomo em Curitiba, PR, cita algumas dessas ferramentas que utiliza em seu trabalho. “Traçamos as chamadas ‘forças sabotadoras’” as quais nada mais são do que os obstáculos que atrapalham as conquistas. Do mesmo modo, há uma espécie de análise custo-benefício aprofundada em caso de sucesso e também no caso de não se atingir os objetivos, essas informações são usadas no coaching. “Uma possível dor futura, por exemplo, pode ser um potente estimulante para o coachee se aplicar”, conta o profissional. E como nada é conquistado sem esforço, uma agenda de tarefas com prazos bem definidos fará parte da rotina do coachee.


O sucesso dos serviços de coaching podem ser percebidos em grandes algarismos. “No Brasil, o número de profissionais tem crescido 300% ao ano. Nos Estados Unidos, o coaching movimentou 2,4 bilhões de dólares no ano passado.” revela o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Villela da Matta. O segredo do sucesso, segundo ele, está nas características do coaching. Primeiro, o seu trabalho é por resultado e caso ele não esteja sendo atingido dá para perceber logo nas três primeiras sessões, dando oportunidades para ajustes. Outra vantagem é o tratamento personalizado o que o faz ser mais eficiente do que os treinamentos empresariais comuns. “Em média, 88% das informações de um treinamento não são utilizadas. No coaching, a retenção da informação é de 92%,” garante Villela. São esses resultados, segundo ele, que a indústria e as pessoas comuns procuram quando contratam o serviço de coaching.


O coaching é uma poderosa ferramenta para alcançar sonhos e objetivos e faz isso sistematizando os esforços e incentivando o cumprimento de metas. Basicamente, o coach auxilia o coachee a arregaçar as mangas e se aplicar em suas prioridades. Ou, como o coach Cleudo Lopes gosta de dizer aos seus clientes: “não somos o que falamos. Somos o que fazemos e aquilo em que acreditamos”.


18/03/2009

Fábio Reynol


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